14.11.07

Amor - Do lat. amóre-, «id.»

imagem: google
amor substantivo masculino 1. sentimento que predispõe a desejar o bem de alguém; 2. sentimento de afecto ou extrema dedicação; apego; 3. sentimento que nos impele para o objecto dos nossos desejos; atracção; paixão; 4. afecto; inclinação; 5. relação amorosa; aventura; 6. objecto da afeição; 7. adoração; veneração; devoção; 8. coloquial pessoa muito simpática; amor à primeira vista - paixão súbita; amor carnal - amor físico; (provérbio) amor com amor se paga - deve retribuir-se um benefício com outro benefício; amor livre - ligação amorosa que rejeita o vínculo do casamento; amor platónico - amor puramente espiritual, sem desejo sexual; fazer amor - ter relações sexuais; morrer de amor(es) por - estar apaixonado por; gostar muito de; não morrer de amores por - não simpatizar com; não gostar de; por amor à arte - por prazer; desinteressadamente; por amor de - por causa de; em atenção a; por amor de Deus - por caridade; ter amor à pele - não correr riscos desnecessários; ser prudente; (Do lat. amóre-, «id.») (fonte: Porto Editora)

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei especialmente da definição do amor livre... eu sou pelo amor livre, apesar de eu ter uma gaiola :)e de ter lá dentro o meu passarinho, que me espera quentinho no nosso ninho! viva o Amor! mas se fosse realmente livre não deveria ter muitos mais passarinhos? Agora estou confusa... vou discutir com o meu amor a liberdade da coisa... até já
beijinhos da Gabi

Me disse...

Tu tem cuidado como apresentas a coisa... olha que a gaiola pode não ter espaço para mais passarinhos...
Depois conta como correu a conversa? Achas que alguém vai levar as asas cortadas?
;)