15.1.07

Tempo.

Era bom se pudéssemos desligar os relógios para parar o tempo. Quem disse isto talvez nem se tenha apercebido bem do que disse. Bonito, não é? Parar o tempo. Viver sem preocupação de tempo. É demasiado inconcebível sequer para imaginarmos. O tempo existe e pronto. "O tempo foi algo que inventaram para que as coisas não acontecessem todas de uma vez." (autor desconhecido). Tem razão, caro Anónimo. Toda a razão. "O tempo que se passa rindo, é um tempo que se passa com os deuses." (Provérbio chines) Bolas. Podem crer, amigos chineses. Podem mesmo crer. J "O tempo que você gosta de perder não é tempo perdido." (Bertrand Russell) Ahhh pois é. Este tipo de tempo talvez seja o mais bem gasto... não se perde; vive-se. "O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo." (Mario Quintana) O que é uma pena. Eu, por exemplo, adorava não ter que ter saudades e poder parar o tempo mesmo assim. Que bom. Se pudéssemos parar o tempo, não teríamos saudades, não é? "Os dias talvez sejam iguais para um relógio, mas não para um homem." (Marcel Proust) Aqui está. Os relógios são uns sacanas. A culpa disto tudo é dos relógios. “Quem espera, sempre alcança.” Pois é. Pois é. E, às vezes, pode acontecer estarmos à espera de alguma coisa sem sequer o sabermos. Porquê esta conversa toda sobre o tempo? Porque eu gostava de ter mais dele. Gostava de ter uma máquina que o produzisse de acordo com aquilo que eu quero e preciso. Tempo!!! Gostava de poder voltar atrás no tempo… não por arrependimento de nada, mas para viver certas coisas uma segunda vez. Gostava de poder estalar os dedos e parar o tempo. Toda a gente gostava de poder fazer isto, eu sei. O tempo é um fdp que apenas levanta a cabeça quando mais o queremos esquecer. E podem-me citar nesta. Não tenho muito para te oferecer em troca de tudo aquilo que me dás. Tenho-me a mim. A mim e a tudo quanto vem comigo por inerência, incluindo todo o bom, todo o mal, todo o desconhecido. Só há, penso eu, uma coisa que, partilhando-a, prova o quão importante alguém é para nós: o tempo. Eu dou-te todo quanto tenho. Todo. O tempo que é meu, é teu. Quero passar o meu tempo contigo a passares o teu. Quero que o teu tempo encontre no meu tempo um bom companheiro de viagem e que sejam muito felizes. Quero que os nossos tempos se unam e se entretenham, distraídos, enquanto nós vivemos sem pensar neles. É o meu bem mais precioso. Dou-to. Porque gosto de ti e porque só tu me fazes sentir esta urgência de querer mais tempo. De quase desesperar por mais tempo. De imaginar o que seria se mais dele houvesse.
Dou-to. Toma.

Sem comentários: