16.6.10

O que vai ser?



imagem: google

O destino, por vezes, esconde certas ironias.
Venho por este meio informar-vos que aqui a Je (Me… Eu, portanto) subiu de nível nesta coisa dos Tascos. Eu (Me) fui promovida a “Fantástica Tiradora de Imperiais”, a “Exímia Tiradora de Cafés”, a “Miraculosa Torradeira de Pão”, a “Impecável Lavadeira de Louça”, a “Miraculosa Manuseadora de WinRest” (passe a publicidade).
Eu, minha gente, passei 18.5 horas a laborar em regime de voluntariado num Tasco daqueles a sério, tudo em prol de espírito de ajuda e de amizade a donos do tal Tasco, tudo em prol do meu desenvolvimento e amadurecimento enquanto ser humano mais habituado a estar do lado de lá do balcão, tudo em prol de toda uma nova descoberta do verdadeiro sentido da palavra “dor”.
Eu, hoje, sou Mulher Taberneira.
Eu, hoje, não necessito nunca mais fazer a depilação, podendo, apesar de tal, usar saias e tops de alças (sem soutien, claro) quando bem quiser. Posso nunca mais arrancar um único pêlo da minha face, nunca mais escovar o cabelo, nunca mais passar vergonha por tirar macacos do nariz em frente aos outros, por coçar as virilhas com gente a ver.
Eu, hoje, sou uma Mulher Livre da Tirania da Cera Quente, uma Mulher Liberta da Necessidade de Lavar as Mãos depois de ir à Casa de Banho, uma Mulher Livre da Tirania da Tomada de Refeições a Horas Decentes.
Eu, hoje, sou uma Mulher que se viu livre da Tentação de Responder à Dor Física, Parando com o que se está a Fazer.
Eu, sim, Eu, sou uma Mulher Taberneira, liberta da opressão castradora de quem nunca ouviu “São dois cafés, um é normal”.
Eu, meus caros, recebi uma dádiva em forma de avental vermelho que funcionou como carimbo na testa com texto “Sim, estou cá, meus amos, para vos servir”.
Eu, meus lindinhos e lindinhas, fui abençoada com o privilégio de ter Poder Absoluto sobre Máquina da Imperial, sobre Quantidade de Gelo por Copo, sobre Tamanho de Fatias de Pão, sobre Tempo Médio de Espera por Mini, sobre Temperatura da Meia de Leite, sobre Quantidade de Manteiga nas Torradas, sobre Quantidade de Beatas num Cinzeiro.
Eu, minha gente, virei Taberneira a sério, tendo sido aceite naquele mundinho apenas reservado aos que conhecem a dor de tirar o centésimo café, o sofrimento de virar fatias de pão dentro daqueles fornos tipo torradeira, o caos que é encontrar uma colher no meio de quinhentos garfos, o pânico que é ver que a imperial não vai ficar bem tirada ou que os tremoços não vão chegar para todos.
Eu, qual sorte divina, ganhei toda uma nova percepção da influência do álcool nas conversas, nos temperamentos, nos estares e não-estares de quem se deixa estar com a desculpa de ser apenas mais uma abaladiça.
Eu sofri, em 18.5 horas, uma transformação tão absolutamente transformadora que duvido que algum dia olhe para um rissol de camarão da mesma maneira, para um café como sendo “normal” ou para uma imperial como tendo espuma a menos ou a mais.
Aprendi uma data de coisas durante aquelas 18.5 horas. A mais importante, possivelmente, tem a ver com os outros. Estando o Tasco em terriola perto da minha, era inevitável que conhecesse muitas das pessoas que por lá passaram.
Querem ver bem qual o carácter das pessoas que conhecem? Querem?
Vistam avental e perguntem-lhes se já foram atendidos.

Vénia aos Tascos e aos Taberneiros e Taberneiras deste mundo. Vénia. 

19 comentários:

g2 disse...

Quero ver o diploma!

CC disse...

Me Maria, taberneira diplomada, diz lá se só descobriste o (mau) carácter dessas pessoas depois de vestires o avental??
Vénia a ti :))

Anónimo disse...

Bem, espero que sirvas uns uísquies generosos.

chOURIÇO

PKB disse...

Eu não sou muito exigente... só quero a torrada com pouca manteiga o a sandes de fiambre sem manteiga. Quero a água ou o refrigerante bem frescos e um café que não esteja queimado...
Avé, Maria Taberneira, Cheia de Graça!

Me disse...

G2... Eu ainda ando a estagiar... O Diploma há-de vir. Tudo a seu tempo...

Me disse...

CC,
Nalguns casos, desconfiava. Noutros, não fazia ideia (nem para o bem, nem para o mal). Mas esta festinha ainda vai no adro. Vamos ver as cenas dos próximos capítulos...
E nada de vénias a mim, oh faxavôr, que ainda mal sei andar nisto!

Me disse...

chOURIÇO,
Por acaso...
:)

Me disse...

PKB,
Não és muito exigente?!?!
Fonix!!!
;)

NG disse...

Olha pronto agora é que foi de vez!
Mary, assim disseste, assim fizeste!!
Ganda mulher, mostra aí á malta como é que se tá atrás de um balcão!

Qualquer dia és tu a servir cafés e imperiais e eu a fazer empadas e o caralho que aprendo aqui pa se vender no tasco lol!!!

Olha só o que a crise faz, até mete a malta a aprender umas coisas!!!

Boa sorte aí pa tua nova actividade, mas na abuses porque estágios de 18,50H é demais tamem fonix!!!
Tem lá clama contigo, senão quando aí for só encontro o avental, porque a MAry já se foi com tanto trabuco!!!!!

Me disse...

Oh, melhér.
Nem te digo nem te conto.
Aquilo é um abuso...
Mas é fixe :)

Eu desconhecia, por completo, um nível de cansaço tão grande que até nos impede de dormir. Caredo.

E aprende sim a fazer essas coisas... Abrimos um tasco com o nome de "Nó no Grelo"
:D

O Tarado disse...

Ora deixa lá ver bem a coisa. Tu... viraste mulher taberneira... e viras-te logo a elas a dizer que essa ração não se depila, não se lava e além de comer macacos ainda coça-se livremente perto da virilha sem apelo nem agravo. E que até usam saias...

Francamente Me... vires para aqui meter inveja à malta.

Onde me inscrevo? Aceita, estágios semi-profissionais remunerados a base de imperiais que tire mal??

PKB disse...

Peço-te que pelo menos não cheires a sovaquinho e que não deixes de cuidar dos dentes.. (sim, porque taberneira que se preze deixa apodrecer os dentes... preferencialmente os da frente!). Deixa crescer os pêlos, mas usa desodorizante, sim? Ah, e já agora... podes trazer guardanapos e palitos, sff? Thanks!

Me disse...

Tarado... Mete-te na fila!!!

Me disse...

PKB,
Chega aqui ao balcão, chega. Tenho um segredo para te contar. Anda cá, anda... chega aqui... não "tejas" medo... anda, nina, anda...

Be disse...

Estás mais gordinha. :)

Me disse...

Huh???
'Tou quê?!?!

'Tou nada!
Muito pelo contrário!

Be disse...

Mulher de balcão tem que ser gordinha... :)

Me disse...

E peluda... I know, I know...
:)

Eu sou excepção, então. Ainda só ando em estágio!!!
:)

PKB disse...

ahahahahah =)))) estou bem aqui, deixa-te lá estar hihihi... eu deixo gorjeta para não dizeres que sou uma gaja difícil! :p