31.1.12

IV Desafio... Regadega e Nonô

imagem: google

IV Desafio. Texto em que usasse as palavras fada, entranhas e nefelibata.
(Priberam, gente. Priberam.)

- Pára quieta!
Ignorou-o e continuou nos seus voos picados, fazendo-lhe razias junto às enormes orelhas que Regadega ia tapando e coçando a cada passagem.
- Mas tu não vês?! Não sentes?!
- Não. Pára quieta. Come., respondeu-lhe apontando para a tigela.
- Não tenho fome! Não sinto fome! Apenas sinto… sinto que há mais do que isto! Há mais! Tem de haver! Eu sei que há!
Mais uma razia à orelha esquerda do elfo ancião. Enxotou-a como quem enxota uma mosca chata e demasiado persistente nas suas insistências.
- Às vezes tenho tanta certeza que tenho razão que quase dá para a saborear na boca, sentir na pele, nas entranhas, até! Eu sei que há!, exclamou enquanto voava até ao topo da árvore sob a qual almoçavam. Estavam a meio da longa viagem até à aldeia vizinha para compra de pós e pozinhos para as mezinhas do ancião.
Regadega enfiou um pedaço de pão na boca e mastigou-o sem vontade.
- Nefelibata ingénua., suspirou.
- O que disseste?! Chamaste-me aquele nome outra vez?!, exigiu saber ela enquanto se deixava cair lá de cima até pousar no ombro dele, agarrando-lhe a orelha com as mãos minúsculas.
- Come. Descansa. Vais-te cansar. O caminho ainda é longo., disse-lhe meigamente.
- Eu sou uma fada! Uma fada, ouviste?! Não sou elfo velho e cansado que nem tu, Regadega! Eu consigo voar entre as nuvens! Ao lado das andorinhas e libelinhas! E é quando estou lá em cima que vejo mais longe e sei que há mais além do que aqui. Tu só vês árvores, ervas daninhas e terra suja!, gritou-lhe ao ouvido enquanto levantava de novo voo para ir ver as vistas ou atormentar mais uma borboleta incauta. Distraída, deixou-se surpreender por sopro de vento que a atirou contra a árvore, fazendo-a aterrar no colo de Regadega coçando a cabeça e com lágrimas nos pequenos olhos.
- Vês, Nonô? Vês, minha pequena nefelibata?, sussurrou Regadega baixinho enquanto a levantava.
- Tu podes voar e ver mais além, mas nunca te esqueças que tens um limite. Do chão não passas. E eu nem sempre vou estar cá para te apanhar…
- Oh, Regadega. Mas há mais. Tem de haver. Sinto-o!, queixou-se ela, trepando até ao seu pescoço e aninhando-se por baixo do queixo dele.
- Claro que há, Nonô. Mas tens tempo. Vá... Descansa que a viagem é longa., sussurrou.
E descansaram. 

Sem comentários: