5.7.10

Filme


imagem: google

Nunca vos aconteceu parecer que o cérebro vos pára e entra naquele estado tipo filme em que dezenas e dezenas (se não mais) de imagens da vossa vida passam diante dos vossos olhos, numa sucessão de alegóricas combinações e ligações que nunca imaginariam poder estar relacionadas mas que, naquele instante, parecem ter a ver com tudo e nada parece isolado? Como nos filmes, nas cenas em que um coração se parte ou em que uma vida se sopra... aquela sucessão de imagens, de memórias, de instantes que, de uma forma ou outra, levaram àquele momento em si?
Isso nunca vos aconteceu?
Nunca passaram por aqueles minutos em que tudo o que nos passa pela cabeça são imagens, reflectindo-se os sentimentos e emoções que as mesmas evocam directamente na vossa cara, no vosso corpo?
Lembrarem-se de uma qualquer dor e, instintivamente, abraçarem-se a vós próprios? Ou encolherem a cara, fechando os olhos como quem não quer ver o que acabou de ver na mente, de sentir no peito?
Nunca deram por sorrirem sem mais nem menos, bastando uma leve lembrança de um qualquer momento doce, ou engraçado... ou ambos?
Nunca estiveram numa qualquer situação que evoca outras e, de repente, ficarem assombrados por uma qualquer tristeza ou iluminados por uma qualquer alegria?
Nunca estiveram parados no tempo, apenas tendo por companhia vislumbres de olhos, de sítios... de paisagens, de dias quentes, dias frios, de beijos dados e por dar, de vezes em que dissemos, de outras em que calámos, de olhares que foram partilhados, desviados... de toques que ficaram por dar ou que se receberam e deram a mais? De sabores que se adoraram, detestaram, de medos vencidos ou por vencer? De caras sorridentes? Chorosas? De abraços que se deram e lutas que se travaram, de ganhos e perdas, de sucessos e falhanços? De rápidos e sucessivos vislumbres de coisas vividas a toque de mensagens mentais para não nos esquecermos nunca daquilo, num esforço para gravarmos bem, bem, bem na memória aquele dia, aquela hora, aquele segundo?
Nunca vos aconteceu um recordar assim sentido, misturado com desejos e sonhos e quereres e pequenas imagens do que poderia ser se?
Nunca sonharam assim, bem acordados, como se estivessem a ver um qualquer filme da vossa vida? Nunca vos aconteceu acordarem dessa espécie de sono com uma irreprimível vontade de tomarem acção contra todos os espaços vazios que ainda faltam completar nesse filme? Ou de remediarem os que parecem pouco nítidos ou desfocados?
Nunca vos aconteceu uma sucessão de imagens originar tantos sentimentos e tantas emoções diferentes entre si que até ficam sem ar diante dessa prova de vida vivida e ainda por viver? 
Nunca vos aconteceu o passado, o presente e o futuro tornarem-se num só, sem distinção de tempo e espaço, sendo apenas possível sentir tudo quanto se ganhou e perdeu e viveu e amou e odiou e lutou e ...
Nunca vos aconteceu?

19 comentários:

NG disse...

Olha se aconteceu!!!!
Eu ultimamente então é uma sucessão de imagens e recordações que já fiz o filme da minha vida lol!
Mas, porque será que isso só nos acontece quando nos sentimos sozinhos!?
Mas, porque será que isso só nos acontece nos momentos menos bons da nossa vida!?
Realmente só nos lembramos de certas coisas quando algo não está bem ou quando nós não estamos bem!
Quando tudo corre pelo melhor nem nos lembramos de coisas que têm tanto valor e que nos passam ao lado!Que nos marcam e marcaram e nem nos demos conta...só nos lembramos quando estamos em baixo e vamos buscar ao fundo do nosso lindo cérebro as recordações de situações vividas e que na altura pareciam más, mas que agora perto do estamos a passar até nem foram assim tão más!
É pena só darmos valor ás coisas quando já não as temos, como por exemplo, por vezes temos um trab tão mau que só nos apetece deixá-lo, mas quando já na o temos e depois estamos mt tempo sem conseguir trab, afinal aquele trab por mais mau que fosse sempre era melhor que a situação actual pela qual estamos a passar!
Daqui nem tudo é mau, porque aprendemos que por vezes temos de dar mais valor ás coisas que temos e que para a próxima iremos cuidar um pouco mais delas!Tal como os amores, é mau com eles, mas é pior sem eles!!!!!lol!E quando já não o temos é que percebemos o quanto gostavamos daquela pessoa!
C'est la vie!!!!

O Tarado disse...

Já. Normalmente só olho em frente recordando apenas o passado pontualmente. Mais que não seja para não repetir o que de mau se fez e pegar nos bons exemplos como referência.

Mas recordar é importante. Afinal... a vida no fim são memórias. Por isso costumo dizer que prefiro fazer e arrepender-me do que não fazer e... arrepender-me.

E eu faço. Ui se faço :)

NG disse...

Fonix, Me, outra vez a cena do arrepender e não arrepender é que não lol!
Isso dá pano pa mangas hihihihi!

Me disse...

Vejo que cheguei aqui em boa hora!!!

NG,
Ao teu primeiro comentário, apenas um sorriso :)
Muito bem!!! Gostei :)
Muito!

Em relação ao comentário do Tarado... pois... Os arrependimentos...

Sabes, Tarado, há quem apenas se arrependa do que não fez... nunca do que fez.
Eu e a NG somos dessa facção... Pena e arrependimento do não-feito... seja por que razão for. Do feito? Aceitação e aprendizagem e afins. Mas nunca arrependimento. Somos crescidos. Tomamos decisões a cada minutos que passa. Andamos aqui conscientes. Tudo é opção, escolha e decisão. Não há lugar para arrependimentos.

Né, melhér???
:)

Vespasiano disse...

Se por um lado tenho aprecio a forma como escreves (e descreves) o que te vai na alma, com rigor na escrita e a escolha certa das palavras que possam ser mais eloquentes, por outro os teus textos (aqueles que li) trans mitiam-me a ideia duma pessoa perspicaz, inteligente até mas áspera e pouco sensível. Acabo de mudar de ideias ao ler esta última publicação.
Partilho essas sensações contigo.

O Tarado disse...

Sim claro. Compreendo e assino por baixo. Mas já me arrependi por exemplo por um diz ter traído uma mulher que amava perdidamente e que se calhar era a tal. Hoje já não sinto arrependimento... da mesma forma. Mas ainda me arrependo de a ter feito sofrer. É um exemplo nada mais. Obviamente que a minha vida desde essa altura, já lá vão largos anos, mudou muito. Mas mesmo assim, por saber o sofrimento que causei... às vezes penso se o preço da vida que tenho hoje não foi demasiado elevado. Mesmo que para outros.

Se bem que a "miúda" hoje é casada, feliz e até tem 3 ou 4 filhos... já nem sei.

E isso claro... ajuda-me a não me arrepender tanto :)


FODASSS.... Dei numa de sentimental!!!! Onde está o Vodka? Vou já dar com a garrafa na cabeça!

g2 disse...

A mim, já...

NG disse...

É sim senhori melher!!!!!

O que tá feito, feito está, nada de arrependimentos!!!!
Decisão tomada não há que voltar atrás ou arrepender, seja do que for...por isso é que vamos evoluindo, porque ganhamos a capacidade de tomar as decisões que pensamos mais acertadas e se vamos pensar que nos vamos arrepender do que fazemos então é porque tomámos a decisão errada e aí por vezes não há remédio, logo nem vale a pena arrepender lol!

Me disse...

Vespasiano,
Em 3 anos e tal de blog, pouco sensível é coisa que nunca me chamaram!
É exactamente por ser muito sensível que por vezes transmito algumas dessas coisas que referiu, de entre as quais a escolha de palavras, a forma como escrevo e, mais importante, o conteúdo do que escrevo. Até o texto anterior a este está repleto de uma enorme sensibilidade. Tivesse eu sido realmente áspera e não teria sido nada daquilo...
Mas agradeço o que aqui escreveu. Muito.
Obrigada pelo comentário.

Me disse...

Tarado e NG,
Vou só acrescentar uma coisa...
Para mim, esta coisa de não nos arrependermos do que fazemos tem a ver com a capacidade de aceitarmos e vivermos com as decisões que tomamos. Tem a ver com o aceitar a responsabilidade de termos sido nós a tomar aquelas opções e escolhas e depois sabermos viver com isso.
Magoar alguém... sim, pode causar arrependimento porque não queríamos que isso acontecesse. Mas até mesmo isso é sujeito a não ser alvo de arrependimento... É claro que é escusado magoar ou provocar dor em seja quem for, mas se isso aconteceu por decisão nossa, por opção consciente, então, temos de aceitar as consequências dessas opções, por muito que nos doa a nós termos feito alguém sofrer.
Não sei se me expliquei muito bem.

Eu, até hoje, e por muita merda que tenha feito, não me arrependo do que fiz e faço. Sou eu que decido. Tenho de confiar nas minhas capacidades e saber aceitar as consequências das mesmas. Se não, passamos a vida a atirar para o cantinho dos arrependimentos o que fazemos... e isso é desresponsabilização (penso eu). Há que assumir.

Até hoje, arrependo-me de algumas coisas que não fiz... mas, mesmo assim, é mais por pena. Pena de ter deixado escapar uma oportunidade, etc. Pena. Nunca sabemos o que poderia ser se... por isso... tecnicamente, arrependimentos até que nem existem.
Podem existir coisas indesculpáveis, tristes, lamentáveis, etc.
Tecnicamente... a palavra descreve algo que se consegue sempre substituir por outro tipo de descrições, outras palavras: o deviamos ter, o quem me dera que... os se's... etc.

Há coisas que sei que não devia ter feito na minha vida. Mas não me arrependo de as ter feito.

E agora é que não sei mesmo se me expliquei bem ou não...

Me disse...

g2,
:)

PKB disse...

Tantas vezes! Já tive tantos momentos desses. Momentos em que vejo como que um "exccerto" da minha vida e umas vezes choro, outras rio, outras sinto-me envergonhada, outras sinto-me furiosa.... revivo esses momentos muitas vezes quando estou com insónias.
Beijinhos!

Vespasiano disse...

Aliquis non debet esse judex in propria causa

Be disse...

Somos Actores, Encenadores, Produtos, Argumentistas e Realizadores da nossa vida. O Filme... esse acontece todos os dias, nos que ficaram para trás, nos de hoje e nos que hão-de vir. Alguém disse que recordar é viver, é, viver e aprender, dá raiva, dá calma, dá força, dá um rol de sentimentos e coragens que certas vezes nem sabemos que temos. Sim, também a mim me acontece tudo o que foi escrito, sim também não me arrependo, acho que arrependimento nem existe, isso é um escape, existe sim momentos bem vividos, bem passados, bem pensados, bem acontecidos, bem... em tudo! Outros... não tão bem, mal até. Mas como nós decidimos o rumo da nossa pelicula, tudo serve para tirar partido do bom e do mal. Decisões?! Por muito que até possam parecer erradas aos olhos de quem nos conhece... Nós é que sabemos se é acertado ou não.

NG disse...

Yes indeed very well explained!

Ja inderdaad zeer goed uitgelegd!
(Esta é na versão holandesa lol)

Gostaste?!!!!!!!

Me disse...

PKB,
Me too... mas não tanto quando estou com insónias... aí penso noutras coisas... coisas que embalam...
:)

Me disse...

Vespasiano,
Hahehahehah!! É justo!
:)

Me disse...

Be,
Exactamente. Nós é que sabemos se é acertado ou não, por isso, só temos é que aceitar e seguir em frente, aguentando (ou não) as consequências.
Simples!
(assim, é. depois na prática pode não ser, mas... é!)

Obrigada pelo comentário
:)

Me disse...

Olha, olha, olha... a NG agora deve ter a mania que é ex-trangeira.
:PPPPPPPPPPPP