3.9.09

Não ouvi…

imagem: google O meu Sr. Mr. Gajo tem a firme convicção que as mulheres portuguesas são as únicas que não sabem aceitar um elogio ou um simples piropo (dos decentes). Diz ele (por experiência, certamente…) que, por exemplo, em Espanha, pode-se dizer “És mui linda/bonita/grossa/whatever” a uma Espanhuela que ela ri-se, sorri e agradece, ficando a coisa por aí (Porra. Dos Espanhóis aceita-se muito bem qualquer elogio. Já lá estive. Já me comunicaram certas opiniões. Eu também não respondi mal! Deve ser da língua… o Espanhol deve ser mais propenso ao elogio rolado que escorrega da boca e cai directamente no goto… cabrões). Cá, os comentadores levam com um “Vai-ta foder, pá. Vai mazé pó caralho, oh xtúpido!” pelas trombas e ainda se arriscam a palmada nas fuças. Isto ou o belíssimo “Tenho namorado”, atirado ao infractor incauto com ar de lamento ou de superioridade como forma de lhe calar a boca (a ele) e de fechar as pernas (a ela). Contra estas coisas há sempre o que responder, diz Sr. Mr. Gajo. Diz que basta dizer algo do tipo: “Foda-se, ‘tava só a dizer que te achava gira e não que queria ir foder contigo. Convencida de merda!” e pronto. Amor com amor se paga e perante este tipo de comentário, qual é a gaja que ainda se vai meter a responder feita totó? É daquelas situações parvas e idiotas que não estamos programadas para resolver.
Eu tenho de concordar e discordar com ele. Desde pequenas que passamos a vida a ouvir que mulher séria não tem ouvidos e o raio que o parta. Passamos a vida a ouvir que os rapazinhos só querem uma coisa e que fazem e dizem o que for preciso para a conseguir. É claro que nós cagamos de alto nestes conselhos e depois, um dia mais tarde, aprendemos da pior forma possível que de facto mulher “séria” tem de, vira na volta, fingir surdez-mudez-ceguez para poder andar à vontade (porque, se não, a resposta que por vezes certas amibas andantes merecem seria tão desastrosamente mal educada que quem ficaria mal vista seria a gaja e não o deturpado mental que tece comentários sobre o tamanho de partes corporais e o que faria com certos e determinados orifícios caso lhe permitissem). E depois há sempre aqueles seres superiores que mandam piropo e que, caso olhemos/ouçamos/reajamos, nem que seja com farpas a sair em rajada dos olhos, ainda levam a coisa como sendo uma abévia que lhes permite dizer outras coisas mais inteligentes como “Gostaste não foi, minha vaca? Pois, mas agora não levas nada!”. Não há pachorra. Se nós, as gajas Portuguesas, não sabemos aceitar um elogio ou um piropo dito apenas numa de emitir opinião, então eu não consigo, sinceramente, atribuir a culpa disso apenas às nossas cabecinhas (mesmo que, em última análise, se possa argumentar que ninguém lhes perguntou nada, há sempre a possibilidade de se ouvir aquilo que eu própria um dia ouvi de boca – suja – de gaja – parvacomámerda – quando a apanhei a ser verbalmente menos simpática em relação à minha pessoa e lhe disse que não era surda – que saudades do oitavo ano -: “Ouviste porque quiseste”). Os gajos (Portugueses, visto não ter grande experiência além fronteiras) também têm a sua quota de culpa, sendo que décadas a emitir ruídos estranhos, a fazer caretas esquisitas e a dizer palavras pouco apropriadas e de origem dúbia levaram a que nós, serias q.b e quando necessário (algumas…), nos tenhamos transformado em seres alérgicos a esse tipo de coisa. Da minha parte, tento não ser assim muito parvinha nestas situações, quando lá acontecem (repito, tento). Se não me agradar (lá está uma pequena nuance digna de pelo menos 20 comentários ao post) ou se for ofensivo ou ambos, faço de conta que nem ouvi. Por vezes, mesmo que me agrade e não seja assim lá muito ofensivo, também faço de conta que não ouvi. Se a coisa for bem feita, posso até sorrir ligeiramente, em jeito de reconhecimento em como ouvi e pronto. E depois há os que são tão bem feitos que não há remédio se não sorrir mesmo e entregar o ouro ao bandido, deixando-o ver que teve o desejado efeito: um simples sorriso que, provavelmente, quebrará os icebergues mentais que nós gajas carregamos como se vivêssemos num deserto permanente (quer dizer, há quem assim viva... não discriminemos).
Os Homens deviam tentar recuperar esta arte e as Mulheres deviam tentar, pelo menos, não ser umas autênticas cabras em relação ao assunto (desde que os homens não sejam uns porcos…). E quem sabe? Talvez um dia as mulheres possam passar para o outro lado da barreira e dar uns pequenos passos neste campo? (Eu, uma vez, fi-lo a sério, mas só isso daria novo post e agora não me apetece). Vem isto a propósito de na semana passada, enquanto me dirigia ao meu bólide para me ir embora do trabalho, ter cruzado caminho com rapaz que, a aí uns 3 metros de mim me disse “Olá, bonita!”, sorrindo de forma simpática e expectante. Eu continuei caminho, segura de que os meus óculos escuros não lhe permitiriam ver que o estava a olhar directamente nos olhos, e nada disse. Disse ele: “Ai não respondes? Então és feia!”. Pois sou. Pois somos. Todos. Somos todos uns feios. Vivá beleza e a “poesia” que a descreve, foda-se! (mas com jeitinho, vá).

41 comentários:

PKB disse...

Não tenho tido elogios e piropos de desconhecidos. Porém, quando era mais miúda, ouvia coisas nojentas de velhos nojentos. Um dia mandei um para o caralho... e depois pensei que com o escarcéu que fiz na rua a mandá-lo para o caralho, quem tinha ficado mal na fotografia era eu... comecei a partir para a violência física.... foi o que fiz um dia a caminho da faculdade: havia uma obra lá perto, um fulano da obra aproximou-se de mim com bocas nojentas e levou uma cotovelada que ia caindo dentro da vala que os colegas estavam a abrir. Cinco minutos eu passo de novo, de regresso ao meu carro, porque estava doente e fui para casa, e à medida que fui passando, os gajos todos da obra foram-se afastando e abrindo alas para eu passar...
Moral da história: nada como o contacto físico para verem como elas lhes doem!

Me disse...

PKB,
Pois... mas aí está. Antes de mais, não acho nada que os tais amibas andantes "merecem" violência física por darem aso a diarreias verbais... Acho demasiado! Só uma vez toquei num gajo... 1º ano de faculdade, saída nocturna dos caloiros... caloiro de outra universidade roçou-se um cadito de mais em mim numa disco... avisei-o aí umas 3 vezes... à 4ª, agarrei-o pela cara com a mão espalmada entre os olhos e o queixo, e empurrei-o para longe enquanto lhe dizia "Avisei-te para te afastares... não avisei?" muito calmamente.
De resto? Bocas de velhos? Ui... Resolvi um caso particularmente insistente (o velho dizia o que queria a todas as miudas) com um simples "Você deve pensar que sou a sua neta para me estar a dizer essas coisas... pergunta lá à XPTOA se ela gostaria de ouvir isso de outro velho como você..." (eu conhecia a família). Funcionou. Nunca mais me disse nada.
E, desde aí, adopto essa postura. Pergunto apenas (quando são estúpidos e parvos e idiotas) se por acaso eu me pareço com a mulher deles para estar a ouvir aquilo... ou a filha... ou a mãe... o que for. Há que saber onde é o ponto fraco... e neste campo, homem diz o que entende à mulher dos outros na quase certeza de que nunca nenhum filho da puta dirá o mesmo à dele porqu ela, ser divino, dá-se ao respeito e é imaculada.
Peace & Love, PKB... Não andes a bater nos gajos, pá.
Use your brains...
BEIJOS!!!

V!tor disse...

Li com atenção este post que julgava ser a propósito das reacções das mulheres aos piropos...
Depois, li a situação em que descreves que um rapaz te lançou um piropo simples, o "olá Bonita", e percebi que afinal este post é sobre o desespero!

K disse...

Dos espanhóis aceita-se qualquer elogio?!!? ahahahahahahahahahahah
Do que eu me lembro de Espanha é de eu andar na rua já com medo tantos eram os guapas ditos em tons de gulodice quase em cima de mim e olhares que me comiam viva (no entanto também me lembro de um em Madrid, daqueles que fazem aqueles inquéritos de rua, a quem agradeci o elogio).
De resto estou como tu, há coisas que faço de conta que não oiço, outras tantas que sorrio e poucas que agradeço, porque lá está, às vezes não é só o que é dito, mas como é dito. Não é o que se faz, mas como se faz (isto pensando em outras formas de elogios, como desconhecidos nos oferecerem flores sem qualquer intenção; e porra, isso é bonito!!! e eu nem ligo a flores!). E gajos a elogiarem condignamente....pois.....espera que eu vou ali tentar encontrar agulhas no palheiro!

Me disse...

Não ouvi...

Me disse...

Pois... mas porquê isto ser só e apenas terreno dos homens? E se fôssemos nós? Fariamos melhor? Ok, duvido que fariamos comentários do tipo "Ena que belo par de tomates!" mas... fariamos melhor?
Hmmmmmm.....

O Inconformado disse...

Eh lá! Temos lutadora de wrestling :P O melhor ainda é treinar a arte da resposta na ponta da língua e deixar a outra parte... encavacada... é mais complicado que a cotovelada mas tudo se consegue na vida :D

O Inconformado disse...

Ora ai está! O truque está mais na forma como se diz e não no que se diz... ou se quer dizer. Há o "olá linda!" a atirar para «esta mulher é realmente muito bonita ao ponto de ter de exteriorizar» e há o "olá linda!" a atirar para o «comia-te toda, e sem vaselina e essas modernices e tal...». Está tudo no "sotaque" :D

Já agora... piropos de mulheres para "homes"... é coisa muito rara ou é impressão minha?

Me disse...

Cá pra mim... vais ter resposta à altura...
:)

Depois não digas que não te avisei...

PKB, minha querida, tem lá calma com ele, oui? Oui.
:)

Me disse...

É o que eu tenho andado a dizer... é mesmo coisa rara. É o pudor, pá. É a educação... é a cultura... é tudo. Mulher séria não emite parecer desse tipo. Não fica bem...
E, sinceramente, acho que seriamos péssimas nisso. Vocês são mais dificeis de "deixar levar" com certas coisas. Por norma, basta um olá e pimba, engatados!
;)

(brincando!!!!)

K disse...

Ah! Um homem que me tira as palavras da boca! (embora pareça que estejas a gozar...)
Olha que vinha a pensar nisso mesmo, pois há pouco quando tive que ir à rua, um tipo ao passar por mim, primeiro olhou-me para as mamas, e depois para a cara e sorriu. Mas o sorriso, nem o olhar, nem a expressão facial, tinham essa carga javarda do comia-te toda como se as mulheres tivessem vindo ao mundo apenas para os servir (sim, porque até o comia-te toda é subjectivo), e eu sorri de volta. Para mim sem dúvida está mais na maneira como se diz ou age do que no que é dito (desde que o que é dito não seja "gandas mamas", "fodia-te toda" e por aí que já ouvi muito na minha vida e continuo a ouvir).
Mas já estou como dizes Me, tento saber distinguir. Porque a verdade, e como diz ali a PKB, quando miúda ouvi tanta javardice que às tantas fica-se traumatizada.
Quanto à tua questão Inconformado, olha bem para a nossa sociedade, que apesar de melhor continua a ser machista, e diz-me se as mulheres foram educadas nesse sentido. Ou se isso é - ou era! - considerado coisa de mulher que se preze. Ou se a maioria dos homens não vai considerar a mulher logo disponível por o fazer. Ah pois é bebé. A questão é por demais complexa.
Eu confesso que preferia se calhar ter mais à vontade, que só o tenho com os amigos e conhecidos, mas por outro....também não tenho visto nada que me faça dizê-lo. Aliás, seria mais fácil dizê-lo a uma mulher, não por ser do mesmo género, mas por ser mais sensível à sua beleza.

K disse...

Teria a ver com a maneira como seríamos educadas a fazê-lo. Porque todas estas questões que tantas vezes se debatem nada têm a ver com o género, têm a ver com a cultura e socialização.

O Inconformado disse...

heheheheheehehe somos muito básicos não somos? :P

O Inconformado disse...

1º não estava a gozar. é a chamada escrita com humor, só isso...

2º concordo plenamente contigo... um decote generoso pode chamar (ou chama mesmo) a atenção masculina. A questão está na forma como se reage a essa chamada de atenção. Normalmente tem a ver com a chamada educação. Ponto.

3º os traumas devem ser ultrapassados senão tornam-se crónicos...

4º considero-me um gajo liberal e vejo-me fora dos moldes machistas deste querido Portugal, mas percebo quando dizes que aos olhos do pessoal, mulher que dá troco está a pedi-las... é pensamento parvo mas as coisas vão mudando aos poucos... basta olhar para os putos e pitas de agora... :)

K disse...

1º Meu caro, quanto muito fiquei na dúvida, embora pendesse mais para que realmente estivesses a falar a sério.

2º Ou educação, ou a índole da própria pessoa ou a maneira como se encara a pessoa enquanto mulher. E não me precisas de me dizer a mim que um decote chama a atenção masculina. Aliás, as mamas chamam a atenção masculina. Ponto.

3º Tens toda a razão e é o que tento fazer. Porém, confesso que, depois de uma puberdade/adolescência a ouvir as coisas mais nojentas ditas por velhos asquerosos, de ter sido seguida mais que uma vez, de ter tido um ou dois gajos a bater punhetas à minha pala, houve realmente uma altura que era muito menos tolerante.

4º Quando mencionei o machismo nem me referia a ti pois não me pareces sê-lo. Antes pelo contrário.

K disse...

Mas pensando bem no assunto....provavelmente essas coisas que me aconteceram influenciaram a que eu não goste, mesmo de todo, de ser considerada só pelo meu exterior...nem o consiga fazer aos outros...

Me disse...

Uma mulher que mande um piropo mostra logo que está disponível para?
Então, e os homens? Quando mandam um piropo? É para mostrarem que estão disponíveis para?
É assim?

O Inconformado disse...

Ora bem K. Gosto quando estamos todos os dois de acordo :)

Eu se tivesse tido um ou dois gajos a bater punhetas à minha pala ainda teria ficado mais traumatizado. Estou solidário contigo :P (posso brincar com a coisa, não posso? ;) )

O Inconformado disse...

Tens de te reger pelas regras machistas Me. Segundo elas homem e mulher não são iguais. Homem pode ser devasso, ir às putas enquanto deixa a mulher em casa, sexo oral só com as galdérias pois a boca da mulher é para beijar as crianças e orgasmos femininos não são importantes. Assim sendo, homem que manda piropo é Gajo, macho. Mulher que manda piropo é galdéria que quer queca a toda a hora e com todos. Mentalidades.

K disse...

Ó gaja, eu não estou a dizer que a mulher estaria disponível para, eu estou a dizer que provavelmente a maioria dos homens, e não todos gracinhas ao senhor, pensariam assim!
E minha linda, muitos dos gajos quando o faz.....sim! Obviamente que há excepções e cada vez mais, gracinhas ao senhor! Aleluia!

K disse...

Acredito que ficasses bem mais traumatizado que eu!!! Mas quando este género de coisas acontecem aos 12/13 anos a uma miúda que era muito mais inocente e ingénua que as demais...pois...
E brinca à vontade! ;]

K disse...

Nem mais! E no outro dia em conversa com um amigo meu cheguei à conclusão que os há muito mais assim do que se poderia supor! MEDO!
(atente-se que eu estou no norte e isto aqui é um bocadinho mais tacanho...)

K disse...

E Me, tu às vezes és tão mula teimosa que dói! Chiça!!!!

Me disse...

Chego à conclusão que o meu teclado deve ter um problema qualquer porque eu escrevo, mas depois parece que vai outra coisa completamente diferente para a caixa dos comentários...
Minha abécula-mor, e eu alguma vez disse que tu tinhas afirmado que gaja que manda piropos está disponível para??? Estava a fazer uma pergunta e a comparar com a situação do homem (Inconformado, eu sei que é assim... as coisas do machismo... ainda ontem cocei a virilha mais efusivamente quando estava a tomar café e todos fizeram cara de nojo... vá-se lá perceber) para meter aqui um cadito de interesse.
Eu, sim, aqui a Je, já mandou piropo a rapazola e a minha intenção era apenas que ele tomasse conhecimento da minha opinião... mesmo não pedindo (às vezes ou muito macho).
às tantas já ele se estava a desculpar que tinha namorada...
See?
Somos, no fundo, e apesar de tudo, iguais.
Os homens nesta é que levam maior paulada porque são eles quem mais pratica estas coisas dos piropos (e por incrível que pareça, parecem aprender ou melhorar muito pouco).

Por isso, quilha-te, abécula pestilenta e vai ler o que tu disseste eo que eu disse novamente e depois diz-me se não estás a precisar de uns óculos de cortiça.

:P

K disse...

Será que detono aqui um clima de sedução amor?! ahahahahahahahahahahahahahah


TOMA! Só para não me chamares abécula pestilenta ó minha acéfala!

K disse...

Chiça, a dislexia está cada vez pior....tenho que tomar algo para a tola....denoto....

Me disse...

Para a tola????
Há uma coisa boa para isso!!!!
GUILHOTINA!!!!

HAHAHAHAHAHAHEHAHEHAHEHAHEHA!!!!

(tradução: Yeah, baby... light my fire!)

K disse...

Parva!

Me disse...

Tu gostas...

K disse...

Infelizmente....

Me disse...

Bons dias, Alegrias!!!

Atão, como vai a vidinha???
Não há piropos pró pessoal hoje???
Não?
É sexta!!! Butes lá inventar cenas sem jeito mas de gaja para gajo...
Inconformado, nem penses em fazer o mesmo que fizeste há uns tempos quando andaste a inventar pioropos totós para as gajas...
Vá... entertain Me!!!!

Flower disse...

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/rvAFF_5eFGM&hl=pt-br&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/rvAFF_5eFGM&hl=pt-br&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" width="425" height="344"></embed></object>

A ver se funcemina...

Bom fim-de-semana!

Kiss

O Inconformado disse...

Este sistema de comentários... preferia o antigo... um gajo subscrevia e recebia "TODOS" os avisos... este é mais elitista. Mas pronto, é o preço do progresso. Ah, para teres entertenimento... tens de pagar. Uma "peçoa" tem de pagar as contas, né?

Me disse...

Flower!
Funciona pois :) TANKIU!!!!! :)))))))))))

Inconformado, 'migo... eu depois deixo um café pago para ti onde quiseres, vá.
tio patinhas, pá.

Gata2000 disse...

Aposto que depois do rapazinho te ter presenteado com um "então és feia" sorriste! é que teve piada!

Me disse...

Gata 2000,
Oh, claro... Sorri mas fiquei, ao mesmo tempo, com uma espécie de pena. Podia ter sorrido ao menos. Ele não me ia arrancar um braço se eu não o tivesse ignorado... Oh, mas sim, sorri. Oh.
OHHH!! Sou mesmo. :(

PKB disse...

Minha querida,
Eu não ando aí à bulha com o pessoal. Na verdade há muito tempo que não tenho esse tipo de incidente. Mas daquela vez na faculdade irritei-me... o gajo mandava as bocas e aproximava-se das pessoas... comigo foi cotovelada e pronto. Vê lá se não ficaram afinadinhos e calados!
De resto, não tem havido problemas.
Mas quando perco as estribeiras, e sendo eu uma pobre avestruz, o cérebro fica um pouco condicionado...

Miss Kin disse...

Se calhar é isso, continuamos sem saber lidar com piropos em condições, porque toda a nossa vida tivemos direito a piropos tristes e mal concebidos, vindo de andaimes perto de nós.
Hummm, isso não vai ser fácil! Desprogramar a cara feia que fazemos, por uma cara mais simpática...

Me disse...

Olá Miss Kin,
Nopes, nada fácil. E se eles não ajudarem então!
Há que fazer a cara correspondente à qualidade do piropo... e mais não se pode pedir.
Se for bom, que se sorria... se for mau, que se... ahhh... olha, que se lixe!
;)
Obrigada pela visita!

elisabeterib19@gmail.com disse...

Está muito bom! :)
Devo dizer que concordo contigo. Somos todos uns mal educados, uns porque não sabem mandar piropos de jeito e outros porque não lhe respondem à letra!
É como disse ai alguém, deviamos ter semrpe a resposta prontinha na ponta da língua!

Me disse...

Olá elisabeterib19@gmail.com!!!
Toda a razão: deviamos ter sempre resposta, boa ou má, mas sempre resposta prontinha (ainda que haja quem apenas merecesse resposta tipo chapada na cara).
Obrigada pela visita (e tu tira-me o teu mail daqui, mulher!!! não me responsabilizo!!!)